Pular para o conteúdo principal

Pesticidas influenciam na qualidade do esperma

Resultado de imagem para Pesticidas influenciam na qualidade do esperma

Níveis mais altos de resíduos de pesticidas em frutas e hortaliças consumidas estão associados à qualidade inferior do esperma, segundo estudo publicado nesta terça-feira. O estudo, conduzido em 155 homens com idades entre 18-55 anos, alunos de um centro de tratamento para infertilidade, será publicado nesta terça-feira na revista especializada Human Reproduction. 338 amostras de sêmen destes homens foram analisadas ​​entre 2007-2012. O estudo descobriu que os homens que consomem mais frutas e vegetais carregadas de pesticidas têm uma contagem de esperma 49% mais baixa (86 milhões por ejaculação contra 171 milhões) em comparação aos homens que consumiam menores quantidades, assim como uma porcentagem de formas normais de espermatozoides 32% menor.

O consumo de frutas e vegetais dos participantes foi avaliado por questionário. O conteúdo de pesticidas não foi medido diretamente, mas estimado com base em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Frutas e vegetais consumidos foram divididos em grupos de acordo com o teor de resíduos de pesticidas: baixo (ervilhas, feijão, uva e cebola), moderado ou alto (morangos, espinafre, pimentão, maçãs, peras..). O fato de lavar e descascar os alimentos também foi levado em conta. "Estes resultados sugerem que a exposição a pesticidas utilizados na produção agrícola para a alimentação pode ser suficiente para afetar a espermatogênese dos homens", segundo os autores. No entanto, eles admitem que o estudo tem algumas limitações e que "é necessário investigar mais".

Este tipo de estudo sobre casais que investigam infertilidade não permite chegar ao conjunto da população masculina sem observar se é possível fazer a mesma associação. Além do pequeno número de participantes, a medida dos pesticidas não foi direta e a natureza dos produtos consumidos ("orgânica" ou não) não era conhecida, de acordo com os especialistas. "Estes resultados não devem desencorajar o consumo de frutas e legumes em geral", alertou o professor de nutrição e epidemiologia da universidade de Harvard Jorge Chavarro, co-autor do estudo. No entanto, o especialista sugere priorizar o consumo de produtos orgânicos ou evitar produtos conhecidos por conter grandes quantidades de resíduos, como o tomate. Estudos anteriores mostraram que profissionais expostos aos pesticidas tinham a qualidade do esperma afetada; mas até agora pouca pesquisa sobre os efeitos dos pesticidas nos alimentos foi feita.

"Este estudo pode gerar uma preocupação desnecessária", afirmou Jackson Kirkman-Brown, do Centro de Fertilidade da Mulher em Birmingham, Inglaterra. "Os homens que querem maximizar a qualidade do seu esperma deve continuar a ter uma dieta saudável e equilibrada" até que se saiba mais sobre o assunto, ressaltou o especialista ao centro Science e à imprensa britânica.

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porto Nacional, a Agroindústria Morro da Estrela foi auditada pelo SUSAF-TO

No dia 25/04, os médicos-veterinários da  Câmara Técnica  (CT), composta pela inspetora Etel Marques Siqueira  (ADAPEC) , o extensionista rural Pericleon Alves Rocha  (RURALTINS),  as servidoras Mônica Thais Schneider e Polyanna Pereira Lins Farias  (SEAGRO) auditaram  a agroindústria Morro da Estrela  que produz doce de leite. Foram feitas algumas recomendações técnicas com o objetivo de melhorar ainda mais a produção, buscando sempre a higiene e a qualidade do produto. Os agricultores familiares, Maurício e sua esposa são assistidos pelo RURALTINS, inclusive receberam um tanque de 1000 litros do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins que tem como missão "Contribuir de forma participativa para o desenvolvimento rural sustentado, centrado no fortalecimento da agricultura familiar, por meio de processos educativos que assegurem a construção do pleno exercício...

ADAPEC faz vistoria orientativa no Matadouro Municipal de Itacajá

Os Inspetores da ADAPEC visitaram, no dia 23/10/2024, o Matadouro Municipal de Itacajá e fizeram orientações no que tange à estrutura física, uso de equipamentos, procedimentos de abate e bem-estar animal. Os inspetores chamaram atenção do uso exclusivo da pistola de dardo cativo, não sendo permitido outra forma de insensibilização. No que tange a higienização, recomendou-se, urgentemente, o uso de esterilizadores de facas, barreira sanitária (limpador de botas e lavatório), aumento do pé -direito (altura), fechamento da área da seringa de abate, inserção de óculos em alguns ambientes, introdução de câmara fria, afastamento do curral de recepção, uso de raticidas, troca da pia interna e outros.

Presidente da ATM e vice-presidente da CNM participou do primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável em Palmas

O primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável do Estado do Tocantins será realizado nos dias 22 e 23 de novembro no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas, das 8h às 18h. O evento contará com a presença de várias autoridades políticas, como o presidente da ATM, Jairo Soares Mariano, que também é vice-presidente da CNM, além de ser prefeito de uma das cidades que mais exportam no Tocantins, e que tem o melhor IDH do Território Nordeste do Tocantins e um dos melhores do estado, o município de Pedro Afonso. o deputado estadual eleito, Léo Barbosa, o vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, além de vários prefeitos, pesquisadores, extensionistas rurais, inspetores agropecuários, produtores rurais, vereadores, estudantes, pecuaristas, jornalistas dentre outros.  Teremos excelentes palestrantes e algumas mesas de discussão sobre diversos temas importantes como: Defensivos Agrícolas, ILPF, Reflorestamento, BEA, Código Florestal dentre outro...