Pular para o conteúdo principal

FAET sedia a 2ª Reunião da Câmara Setorial do Leite


A Câmara Setorial do Leite do Estado do Tocantins é uma instância de caráter consultivo e deliberativo. Participaram da reunião os membros parceiros desta Câmara, de forma presencial e online, os órgãos e entidades públicas e privadas ligadas ao setor agropecuário do estado do Tocantins que são: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAGRO, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins – RURALTINS, Universidade do Tocantins – UNITINS, Superintendência Federal da Agricultura do Tocantins – SFA/TO, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – ADAPEC/TO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado do Tocantins - SINDILEITE, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Instituto Federal do Tocantins - IFTO, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, UNICATÓLICA, Federação de Agricultura do Estado do Tocantins – FAET, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Banco FOMENTO .

2ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial do Leite do estado do Tocantins ocorreu no Auditório da FAET (Sala de Videoconferência), tendo como pauta a revisão do Planejamento Estratégico, a Aprovação do Regimento Interno da Câmara e a criação dos Grupos de Trabalho específicos. "Estamos alinhando com o IFTO de Paraíso, para o quarto trimestre, um curso presencial para o extensionistas com objetivo de capacitá-los nessa importante cadeia produtiva, confirmou o 1° vice-presidente da CSL-TO, o médico-veterinário e extensionista do RURALTINS,  Pericleon A Rocha.


Postagens mais visitadas deste blog

A Câmara Setorial do Leite do Tocantins será reativada na sexta-feira (08/08)

Depois de mais de 4 anos desativada, a  Iª Reunião Ordinária da Câmara Setorial do Leite do Estado do Tocantins  será realizada  no dia 08 de agosto de 2025, às 09h, no modo híbrido, na sede da SEAGRO em Palmas (o link será enviado posteriormente ). A Câmara é um fórum de discussão e busca de soluções para os problemas e oportunidades do setor. A pauta de discussão será a seguinte:   Eleição da instituição Presidente e da secretaria executiva;  Posse dos conselheiros indicados;  Revisão do Planejamento Estratégico;  Proposições de ações para fortalecimento da cadeia produtiva;  Calendário de próximas reuniões.   No dia 24 de junho, os assuntos debatidos foram:    Reativação da Câmara Setorial do Leite, a qual foi acatada por todos, a data da  primeira Reunião Ordinária Anual será   no dia 01/08/2025 , na modalidade híbrida (que foi adiada para o dia 08/08); Reunião sobre o SUSAF, com o objetivo de rever a legislaç...

Em Porto Nacional, a Agroindústria Morro da Estrela foi auditada pelo SUSAF-TO

No dia 25/04, os médicos-veterinários da  Câmara Técnica  (CT), composta pela inspetora Etel Marques Siqueira  (ADAPEC) , o extensionista rural Pericleon Alves Rocha  (RURALTINS),  as servidoras Mônica Thais Schneider e Polyanna Pereira Lins Farias  (SEAGRO) auditaram  a agroindústria Morro da Estrela  que produz doce de leite. Foram feitas algumas recomendações técnicas com o objetivo de melhorar ainda mais a produção, buscando sempre a higiene e a qualidade do produto. Os agricultores familiares, Maurício e sua esposa são assistidos pelo RURALTINS, inclusive receberam um tanque de 1000 litros do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins que tem como missão "Contribuir de forma participativa para o desenvolvimento rural sustentado, centrado no fortalecimento da agricultura familiar, por meio de processos educativos que assegurem a construção do pleno exercício...

ADAPEC faz vistoria orientativa no Matadouro Municipal de Itacajá

Os Inspetores da ADAPEC visitaram, no dia 23/10/2024, o Matadouro Municipal de Itacajá e fizeram orientações no que tange à estrutura física, uso de equipamentos, procedimentos de abate e bem-estar animal. Os inspetores chamaram atenção do uso exclusivo da pistola de dardo cativo, não sendo permitido outra forma de insensibilização. No que tange a higienização, recomendou-se, urgentemente, o uso de esterilizadores de facas, barreira sanitária (limpador de botas e lavatório), aumento do pé -direito (altura), fechamento da área da seringa de abate, inserção de óculos em alguns ambientes, introdução de câmara fria, afastamento do curral de recepção, uso de raticidas, troca da pia interna e outros.