Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e COMSEA irão promover a 5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional








Na reunião de hoje (13/08/2019) foi reestruturado o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Itacajá. A nova diretoria ficou da seguinte forma: Presidente - Pericleon Alves Rocha, Vice-presidente - Cleuma Correia da Costa, 1ª Secretária - Maria Aparecida Lopes dos Santos e a 2ª Secretária - Meirivanes Souza da Luz Costa. Os Conselheiros Titulares são Domingas Pereira Lima, Aurilene Campos Soares de Carvalho, Josinete Oliviera Cruz e Anery Alves da Silva além dos seus respectivos suplentes. Também foi discutida na mesma a articulação da 5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional (CPMSAN), em consonância com a Resolução nº 101 do CONSEA-TO, de 9 de julho de 2019 e com a deliberação da Plenária 143ª Reunião Ordinária realizada em 07 de junho de 2019. Ficou como data sugerida o dia 11/09/2019, no salão paroquial de Itacajá, ambos serão confirmados pela Comissão Especial designada para esta Conferência. 

5ª CPMSAN terá como tema central a Pobreza, Fome e Insegurança Alimentar, "visto que tais condições desencadeiam vários problemas para a população tais como o desemprego e as complicações na saúde, principalmente daqueles com pouco ou nenhum acesso a direitos sociais básicos." Esse tema, de acordo com o CONSEA-TO, "pretende instigar os participantes a refletirem e apresentarem proposições para o avanço na garantia da soberania e da segurança alimentar e nutricional, e oportunizar a reflexão sobre os desafios da política de Segurança Alimentar e Nutricional para a realização do Direito humano à alimentação adequada e saudável." A Conferência deverá discutir amiúde os 3 eixos temáticos: 1. Direito Humano a Alimentação Adequada; 2. Controle Social e Sistema de Segurança Alimentar Nutricional e o 3. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar e Nutricional e os seus tópicos.

"O primeiro passo agora é unir todos os atores para o fortalecimento da Agricultura Familiar no município, convocando-os para a discussão e proposição de alternativas viáveis com apoio de todo o Poder Público seja ele Executivo, Legislativo e até mesmo o Judiciário, além dos órgãos que atuam no setor como a Secretaria de Agricultura, Secretaria da Ação Social, do RURALTINS, da Adapec e outros parceiros juntos com os produtores e a sociedade como um todo. Nós iremos estreitar os laços para que o Compra Direta e outros programas que beneficiem o produtor sejam fomentados e apoiados no município, promovendo o tão sonhado Desenvolvimento Sustentável que tanto procuramos", afirmou Pericleon A. Rocha, novo presidente do COMSEA e Extensionista Rural.

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente da ATM e vice-presidente da CNM participou do primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável em Palmas

O primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável do Estado do Tocantins será realizado nos dias 22 e 23 de novembro no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas, das 8h às 18h. O evento contará com a presença de várias autoridades políticas, como o presidente da ATM, Jairo Soares Mariano, que também é vice-presidente da CNM, além de ser prefeito de uma das cidades que mais exportam no Tocantins, e que tem o melhor IDH do Território Nordeste do Tocantins e um dos melhores do estado, o município de Pedro Afonso. o deputado estadual eleito, Léo Barbosa, o vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, além de vários prefeitos, pesquisadores, extensionistas rurais, inspetores agropecuários, produtores rurais, vereadores, estudantes, pecuaristas, jornalistas dentre outros.  Teremos excelentes palestrantes e algumas mesas de discussão sobre diversos temas importantes como: Defensivos Agrícolas, ILPF, Reflorestamento, BEA, Código Florestal dentre outros, 

Reunião articulou o primeiro Fórum da Agropecuária no Tocantins

Com objetivo de colocar em discussão os principais pontos de desenvolvimento do estado como a agricultura, pecuária e a agroenergia, os parceiros institucionais UFT, Dra Flávia Tonani e Dr Guilherme Benko, RURALTINS e CRMV-TO, Pericleon Rocha, SEAGRO, Dra Erika Jardim, e EMBRAPA, Dr Cláudio França, Dra Márcia e Dr Alexandre Aires, que é o chefe da Embrapa no Tocantins, todos se reuniram para alinhar esse primeiro fórum.  O Fórum está previsto para os dias 20 e 21 de setembro, no auditório CUICA, na UFT em Palmas e contará com a presença de várias instituições públicas e privadas. "Este fórum levantará questões interessantes no que tange à sustentabilidade, a agroenergia, o uso racional dos medicamentos e a reprodução animal, como um fator imprescindível para o desenvolvimento da Pecuária no Tocantins, por isso a Ourofino foi convidada para esse evento", ressaltou o organizador do evento Pericleon Rocha.

CIO: Qual a sua importância?

Neste artigo, Dr. Rafael Corrêa e sua estagiária Giovana Alonso abordam pontos importantes no que tange ao cio, através da sua experiência com reprodução de bovinos.  Estro ou cio caracteriza-se como um comportamento específico que muitos mamíferos possuem. Comportamento, este, que traduz o período fértil da vaca, funcionando como um mecanismo que garante que a fêmea seja montada próximo ao momento da ovulação. Ou seja, tal estratégia torna um evento invisível em um sinal visível ao exterior. No decorrer dos anos houve um amplo progresso no que se conhece sobre a fisiologia reprodutiva, sendo que muitos estudos abordaram especificamente o estro, desenvolvendo novas formas de detecção deste. Contudo, tais ciências ainda não são capazes de suprir a detecção do estro, havendo muitas falhas que levam a perdas econômicas. Segundo estudo, sua detecção incorreta está relacionada a um custo anual de 300 milhões de dólares na indústria leiteira dos EUA. (Senger, 1994). Dentre as falhas que po