Prefeitura e COMSEA irão promover a 5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional
Na reunião de hoje (13/08/2019) foi reestruturado o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Itacajá. A nova diretoria ficou da seguinte forma: Presidente - Pericleon Alves Rocha, Vice-presidente - Cleuma Correia da Costa, 1ª Secretária - Maria Aparecida Lopes dos Santos e a 2ª Secretária - Meirivanes Souza da Luz Costa. Os Conselheiros Titulares são Domingas Pereira Lima, Aurilene Campos Soares de Carvalho, Josinete Oliviera Cruz e Anery Alves da Silva além dos seus respectivos suplentes. Também foi discutida na mesma a articulação da 5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional (CPMSAN), em consonância com a Resolução nº 101 do CONSEA-TO, de 9 de julho de 2019 e com a deliberação da Plenária 143ª Reunião Ordinária realizada em 07 de junho de 2019. Ficou como data sugerida o dia 11/09/2019, no salão paroquial de Itacajá, ambos serão confirmados pela Comissão Especial designada para esta Conferência.
A 5ª CPMSAN terá como tema central a Pobreza, Fome e Insegurança Alimentar, "visto que tais condições desencadeiam vários problemas para a população tais como o desemprego e as complicações na saúde, principalmente daqueles com pouco ou nenhum acesso a direitos sociais básicos." Esse tema, de acordo com o CONSEA-TO, "pretende instigar os participantes a refletirem e apresentarem proposições para o avanço na garantia da soberania e da segurança alimentar e nutricional, e oportunizar a reflexão sobre os desafios da política de Segurança Alimentar e Nutricional para a realização do Direito humano à alimentação adequada e saudável." A Conferência deverá discutir amiúde os 3 eixos temáticos: 1. Direito Humano a Alimentação Adequada; 2. Controle Social e Sistema de Segurança Alimentar Nutricional e o 3. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar e Nutricional e os seus tópicos.
"O primeiro passo agora é unir todos os atores para o fortalecimento da Agricultura Familiar no município, convocando-os para a discussão e proposição de alternativas viáveis com apoio de todo o Poder Público seja ele Executivo, Legislativo e até mesmo o Judiciário, além dos órgãos que atuam no setor como a Secretaria de Agricultura, Secretaria da Ação Social, do RURALTINS, da Adapec e outros parceiros juntos com os produtores e a sociedade como um todo. Nós iremos estreitar os laços para que o Compra Direta e outros programas que beneficiem o produtor sejam fomentados e apoiados no município, promovendo o tão sonhado Desenvolvimento Sustentável que tanto procuramos", afirmou Pericleon A. Rocha, novo presidente do COMSEA e Extensionista Rural.