Pular para o conteúdo principal

Presidente da ATM e vice-presidente da CNM participou do primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável em Palmas

O primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável do Estado do Tocantins será realizado nos dias 22 e 23 de novembro no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas, das 8h às 18h. O evento contará com a presença de várias autoridades políticas, como o presidente da ATM, Jairo Soares Mariano, que também é vice-presidente da CNM, além de ser prefeito de uma das cidades que mais exportam no Tocantins, e que tem o melhor IDH do Território Nordeste do Tocantins e um dos melhores do estado, o município de Pedro Afonso.

o deputado estadual eleito, Léo Barbosa, o vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, além de vários prefeitos, pesquisadores, extensionistas rurais, inspetores agropecuários, produtores rurais, vereadores, estudantes, pecuaristas, jornalistas dentre outros. 

Teremos excelentes palestrantes e algumas mesas de discussão sobre diversos temas importantes como: Defensivos Agrícolas, ILPF, Reflorestamento, BEA, Código Florestal dentre outros, com pessoas de notório saber e que atuam amiúde no setor agropecuário, como o Dr Ricardo Khouri (OCB/SESCOOP), Dr Clauber Rosanova (IFTO), Dr Roniglese Tito e Dr João Severo (IBGE), Dr Eric Routledge e Dr Cláudio França (EMBRAPA), Dr Leonardo de Sousa Pereira (JA Saúde Animal), Dr Marcelo Dominici (Premix/CRMV-TO), Dr Alessandro José  Ferreira dos Santos (ADAPEC), Dr Luiz Fernando Salim (ABCZ), Dr Roberto Sahiun (SEDER), Dr Edmilson Rodrigues e Dra Ana Clara Bohnen (Ruraltins), Dra Mary Jane Abreu (Cerrado Lab), Dra Bruna Marcolini, Dr José Daniel Tavares (SEBRAE), Dra Erika Jardim (SEAGRO), Dr Humberto Simão (MAPA) e, diretamente, de Ribeirão Preto (SP), o Dr Bruno Freitas (OUROFINO), além de outros mestres e doutores de diversas entidades e empresas.

De acordo com o extensionista do Ruraltins, Pericleon Alves Rocha, o encontro tem por objetivo apresentar aos estudantes, produtores, técnicos, instituições ligadas à área, bem como a população em geral, as práticas de produção sustentáveis, os programas executados no estado pela EMBRAPA, MAPA, RURALTINS e SEAGRO, por exemplo, o ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) além de outras ações, realizadas por outros parceiros de  instituições públicas e privadas. “O Ruraltins é um dos grandes incentivadores do Fórum, e no encontro vamos falar sobre tudo aquilo que tem sido feito no sentido de melhorar a produção agropecuária no Tocantins, abordando temáticas com propostas e tecnologias eficientes para uma agropecuária sustentável”, disse, observando que as atividades contam com a participação de pesquisadores e estudiosos da área.
Realização
O 1° Fórum da Agropecuária Sustentável do Estado do Tocantins é uma realização da Associação de Engenheiros Agrônomos do Tocantins (AEA-TO), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA) e da TFC Educacional Pós-Graduação e Treinamento, em parceria com o RURALTINS e demais instituições, como a ATM, o SESCOOP, o IBGE, UNITINS, ABCZ, ADAPEC, CRMV-TO, EMBRAPA, OUROFINO Saúde Animal, Premix e JA Anima, dentre outras.
As inscrições já estão abertas e são gratuitas, os certificados serão emitidos pelos organizadores via e-mail. Os interessados em participar do evento podem se inscrever por meio do site www.tfceducacional.com.br.
Adaptado: Lúcia Brito/Governo do Tocantins/16/11/18


Postagens mais visitadas deste blog

A Câmara Setorial do Leite do Tocantins será reativada na sexta-feira (08/08)

Depois de mais de 4 anos desativada, a  Iª Reunião Ordinária da Câmara Setorial do Leite do Estado do Tocantins  será realizada  no dia 08 de agosto de 2025, às 09h, no modo híbrido, na sede da SEAGRO em Palmas (o link será enviado posteriormente ). A Câmara é um fórum de discussão e busca de soluções para os problemas e oportunidades do setor. A pauta de discussão será a seguinte:   Eleição da instituição Presidente e da secretaria executiva;  Posse dos conselheiros indicados;  Revisão do Planejamento Estratégico;  Proposições de ações para fortalecimento da cadeia produtiva;  Calendário de próximas reuniões.   No dia 24 de junho, os assuntos debatidos foram:    Reativação da Câmara Setorial do Leite, a qual foi acatada por todos, a data da  primeira Reunião Ordinária Anual será   no dia 01/08/2025 , na modalidade híbrida (que foi adiada para o dia 08/08); Reunião sobre o SUSAF, com o objetivo de rever a legislaç...

Em Porto Nacional, a Agroindústria Morro da Estrela foi auditada pelo SUSAF-TO

No dia 25/04, os médicos-veterinários da  Câmara Técnica  (CT), composta pela inspetora Etel Marques Siqueira  (ADAPEC) , o extensionista rural Pericleon Alves Rocha  (RURALTINS),  as servidoras Mônica Thais Schneider e Polyanna Pereira Lins Farias  (SEAGRO) auditaram  a agroindústria Morro da Estrela  que produz doce de leite. Foram feitas algumas recomendações técnicas com o objetivo de melhorar ainda mais a produção, buscando sempre a higiene e a qualidade do produto. Os agricultores familiares, Maurício e sua esposa são assistidos pelo RURALTINS, inclusive receberam um tanque de 1000 litros do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins que tem como missão "Contribuir de forma participativa para o desenvolvimento rural sustentado, centrado no fortalecimento da agricultura familiar, por meio de processos educativos que assegurem a construção do pleno exercício...

Câmara Setorial do Leite é reativada com eleição da nova diretoria para o biênio 2025/2027

Na sexta-feira, 08/08, às 9 horas da manhã, houve na sala do gabinete do Secretário de Agricultura e Pecuária uma reunião híbrida para reativação da nova CSL. Na pauta, foram elencados os seguintes pontos:  1. Eleição da Presidência, Vice Presidência e Secretaria Executiva; 2.  Posse dos conselheiros indicados; 3. Revisão do Planejamento Estratégico; 4. Proposições de ações para fortalecimento da cadeia produtiva e quinto ponto, definir o calendário das próximas reuniões. Representando o Secretário Jaime de Sá Café, o Diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, José Américo Vasconcelos, se pronunciou quanto à iniciativa da reativação da CSL, enfatizando a necessidade da maior organização e participação dos produtores de leite para o bom funcionamento da mesma. A médica-veterinária da SEAGRO, Erika Jardim, foi uma das  responsáveis pela mobilização e coordenação da reunião que seguindo a pauta, conduziu a eleição da nova Diretoria. Foram eleitos par...