Pular para o conteúdo principal

Presidente da ATM e vice-presidente da CNM participou do primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável em Palmas

O primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável do Estado do Tocantins será realizado nos dias 22 e 23 de novembro no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas, das 8h às 18h. O evento contará com a presença de várias autoridades políticas, como o presidente da ATM, Jairo Soares Mariano, que também é vice-presidente da CNM, além de ser prefeito de uma das cidades que mais exportam no Tocantins, e que tem o melhor IDH do Território Nordeste do Tocantins e um dos melhores do estado, o município de Pedro Afonso.

o deputado estadual eleito, Léo Barbosa, o vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, além de vários prefeitos, pesquisadores, extensionistas rurais, inspetores agropecuários, produtores rurais, vereadores, estudantes, pecuaristas, jornalistas dentre outros. 

Teremos excelentes palestrantes e algumas mesas de discussão sobre diversos temas importantes como: Defensivos Agrícolas, ILPF, Reflorestamento, BEA, Código Florestal dentre outros, com pessoas de notório saber e que atuam amiúde no setor agropecuário, como o Dr Ricardo Khouri (OCB/SESCOOP), Dr Clauber Rosanova (IFTO), Dr Roniglese Tito e Dr João Severo (IBGE), Dr Eric Routledge e Dr Cláudio França (EMBRAPA), Dr Leonardo de Sousa Pereira (JA Saúde Animal), Dr Marcelo Dominici (Premix/CRMV-TO), Dr Alessandro José  Ferreira dos Santos (ADAPEC), Dr Luiz Fernando Salim (ABCZ), Dr Roberto Sahiun (SEDER), Dr Edmilson Rodrigues e Dra Ana Clara Bohnen (Ruraltins), Dra Mary Jane Abreu (Cerrado Lab), Dra Bruna Marcolini, Dr José Daniel Tavares (SEBRAE), Dra Erika Jardim (SEAGRO), Dr Humberto Simão (MAPA) e, diretamente, de Ribeirão Preto (SP), o Dr Bruno Freitas (OUROFINO), além de outros mestres e doutores de diversas entidades e empresas.

De acordo com o extensionista do Ruraltins, Pericleon Alves Rocha, o encontro tem por objetivo apresentar aos estudantes, produtores, técnicos, instituições ligadas à área, bem como a população em geral, as práticas de produção sustentáveis, os programas executados no estado pela EMBRAPA, MAPA, RURALTINS e SEAGRO, por exemplo, o ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) além de outras ações, realizadas por outros parceiros de  instituições públicas e privadas. “O Ruraltins é um dos grandes incentivadores do Fórum, e no encontro vamos falar sobre tudo aquilo que tem sido feito no sentido de melhorar a produção agropecuária no Tocantins, abordando temáticas com propostas e tecnologias eficientes para uma agropecuária sustentável”, disse, observando que as atividades contam com a participação de pesquisadores e estudiosos da área.
Realização
O 1° Fórum da Agropecuária Sustentável do Estado do Tocantins é uma realização da Associação de Engenheiros Agrônomos do Tocantins (AEA-TO), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA) e da TFC Educacional Pós-Graduação e Treinamento, em parceria com o RURALTINS e demais instituições, como a ATM, o SESCOOP, o IBGE, UNITINS, ABCZ, ADAPEC, CRMV-TO, EMBRAPA, OUROFINO Saúde Animal, Premix e JA Anima, dentre outras.
As inscrições já estão abertas e são gratuitas, os certificados serão emitidos pelos organizadores via e-mail. Os interessados em participar do evento podem se inscrever por meio do site www.tfceducacional.com.br.
Adaptado: Lúcia Brito/Governo do Tocantins/16/11/18


Postagens mais visitadas deste blog

ADAPEC faz vistoria orientativa no Matadouro Municipal de Itacajá

Os Inspetores da ADAPEC visitaram, no dia 23/10/2024, o Matadouro Municipal de Itacajá e fizeram orientações no que tange à estrutura física, uso de equipamentos, procedimentos de abate e bem-estar animal. Os inspetores chamaram atenção do uso exclusivo da pistola de dardo cativo, não sendo permitido outra forma de insensibilização. No que tange a higienização, recomendou-se, urgentemente, o uso de esterilizadores de facas, barreira sanitária (limpador de botas e lavatório), aumento do pé -direito (altura), fechamento da área da seringa de abate, inserção de óculos em alguns ambientes, introdução de câmara fria, afastamento do curral de recepção, uso de raticidas, troca da pia interna e outros.

França altera o código civil e reconhece os animais como seres sencientes

Parlamento Francês altera o Código Civil e passa a reconhecer os animais como seres sencientes Animais têm sentimentos. É o que reconhece o parlamento francês a partir desta quarta-feira (28) após um ano de intensos debates na Assembleia Nacional. Finalmente o parlamento votou a leitura final do projeto de lei sobre a modernização do código civil idealizado pela ONG  Fondation 30 Million Amis  que altera o status jurídico dos animais no país, atualizando a legislação penal vigente e reconhecendo os animais como seres sencientes (novo artigo 515-14) e não como propriedade pessoal como o antigo artigo (artigo 528). Desta forma, os animais não são mais definidos por valor de mercado ou de patrimônio, mas sim pelo seu valor intrínseco como sujeito de direito. Segundo a ONG idealizadora do projeto, esta virada histórica coloca um fim a mais de 200 anos de uma visão arcaica do Código Civil francês em relação aos animais. Finalmente os parlamentares levaram em conta o e...

Prefeitura e COMSEA irão promover a 5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional

Na reunião de hoje (13/08/2019) foi reestruturado o  Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional  (COMSEA) de Itacajá. A nova diretoria ficou da seguinte forma:  Presidente  - Pericleon Alves Rocha,  Vice-presidente -  Cleuma Correia da Costa,  1ª Secretária  - Maria Aparecida Lopes dos Santos e a  2ª Secretária -  Meirivanes Souza da Luz Costa. Os Conselheiros Titulares são Domingas Pereira Lima, Aurilene Campos Soares de Carvalho, Josinete Oliviera Cruz e Anery Alves da Silva além dos seus respectivos suplentes. Também foi discutida na mesma a articulação da  5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional (CPMSAN),  em consonância com a  Resolução nº 101  do CONSEA-TO, de 9 de julho de 2019 e com a deliberação da Plenária 1 43ª Reunião Ordinária  realizada em 07 de junho de 2019. Ficou como data sugerida o dia  11/09/2019,  no ...