Pular para o conteúdo principal

Presidente da ATM e vice-presidente da CNM participou do primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável em Palmas

O primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável do Estado do Tocantins será realizado nos dias 22 e 23 de novembro no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas, das 8h às 18h. O evento contará com a presença de várias autoridades políticas, como o presidente da ATM, Jairo Soares Mariano, que também é vice-presidente da CNM, além de ser prefeito de uma das cidades que mais exportam no Tocantins, e que tem o melhor IDH do Território Nordeste do Tocantins e um dos melhores do estado, o município de Pedro Afonso.

o deputado estadual eleito, Léo Barbosa, o vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, além de vários prefeitos, pesquisadores, extensionistas rurais, inspetores agropecuários, produtores rurais, vereadores, estudantes, pecuaristas, jornalistas dentre outros. 

Teremos excelentes palestrantes e algumas mesas de discussão sobre diversos temas importantes como: Defensivos Agrícolas, ILPF, Reflorestamento, BEA, Código Florestal dentre outros, com pessoas de notório saber e que atuam amiúde no setor agropecuário, como o Dr Ricardo Khouri (OCB/SESCOOP), Dr Clauber Rosanova (IFTO), Dr Roniglese Tito e Dr João Severo (IBGE), Dr Eric Routledge e Dr Cláudio França (EMBRAPA), Dr Leonardo de Sousa Pereira (JA Saúde Animal), Dr Marcelo Dominici (Premix/CRMV-TO), Dr Alessandro José  Ferreira dos Santos (ADAPEC), Dr Luiz Fernando Salim (ABCZ), Dr Roberto Sahiun (SEDER), Dr Edmilson Rodrigues e Dra Ana Clara Bohnen (Ruraltins), Dra Mary Jane Abreu (Cerrado Lab), Dra Bruna Marcolini, Dr José Daniel Tavares (SEBRAE), Dra Erika Jardim (SEAGRO), Dr Humberto Simão (MAPA) e, diretamente, de Ribeirão Preto (SP), o Dr Bruno Freitas (OUROFINO), além de outros mestres e doutores de diversas entidades e empresas.

De acordo com o extensionista do Ruraltins, Pericleon Alves Rocha, o encontro tem por objetivo apresentar aos estudantes, produtores, técnicos, instituições ligadas à área, bem como a população em geral, as práticas de produção sustentáveis, os programas executados no estado pela EMBRAPA, MAPA, RURALTINS e SEAGRO, por exemplo, o ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) além de outras ações, realizadas por outros parceiros de  instituições públicas e privadas. “O Ruraltins é um dos grandes incentivadores do Fórum, e no encontro vamos falar sobre tudo aquilo que tem sido feito no sentido de melhorar a produção agropecuária no Tocantins, abordando temáticas com propostas e tecnologias eficientes para uma agropecuária sustentável”, disse, observando que as atividades contam com a participação de pesquisadores e estudiosos da área.
Realização
O 1° Fórum da Agropecuária Sustentável do Estado do Tocantins é uma realização da Associação de Engenheiros Agrônomos do Tocantins (AEA-TO), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA) e da TFC Educacional Pós-Graduação e Treinamento, em parceria com o RURALTINS e demais instituições, como a ATM, o SESCOOP, o IBGE, UNITINS, ABCZ, ADAPEC, CRMV-TO, EMBRAPA, OUROFINO Saúde Animal, Premix e JA Anima, dentre outras.
As inscrições já estão abertas e são gratuitas, os certificados serão emitidos pelos organizadores via e-mail. Os interessados em participar do evento podem se inscrever por meio do site www.tfceducacional.com.br.
Adaptado: Lúcia Brito/Governo do Tocantins/16/11/18


Postagens mais visitadas deste blog

Reunião articulou o primeiro Fórum da Agropecuária no Tocantins

Com objetivo de colocar em discussão os principais pontos de desenvolvimento do estado como a agricultura, pecuária e a agroenergia, os parceiros institucionais UFT, Dra Flávia Tonani e Dr Guilherme Benko, RURALTINS e CRMV-TO, Pericleon Rocha, SEAGRO, Dra Erika Jardim, e EMBRAPA, Dr Cláudio França, Dra Márcia e Dr Alexandre Aires, que é o chefe da Embrapa no Tocantins, todos se reuniram para alinhar esse primeiro fórum.  O Fórum está previsto para os dias 20 e 21 de setembro, no auditório CUICA, na UFT em Palmas e contará com a presença de várias instituições públicas e privadas. "Este fórum levantará questões interessantes no que tange à sustentabilidade, a agroenergia, o uso racional dos medicamentos e a reprodução animal, como um fator imprescindível para o desenvolvimento da Pecuária no Tocantins, por isso a Ourofino foi convidada para esse evento", ressaltou o organizador do evento Pericleon Rocha.

CIO: Qual a sua importância?

Neste artigo, Dr. Rafael Corrêa e sua estagiária Giovana Alonso abordam pontos importantes no que tange ao cio, através da sua experiência com reprodução de bovinos.  Estro ou cio caracteriza-se como um comportamento específico que muitos mamíferos possuem. Comportamento, este, que traduz o período fértil da vaca, funcionando como um mecanismo que garante que a fêmea seja montada próximo ao momento da ovulação. Ou seja, tal estratégia torna um evento invisível em um sinal visível ao exterior. No decorrer dos anos houve um amplo progresso no que se conhece sobre a fisiologia reprodutiva, sendo que muitos estudos abordaram especificamente o estro, desenvolvendo novas formas de detecção deste. Contudo, tais ciências ainda não são capazes de suprir a detecção do estro, havendo muitas falhas que levam a perdas econômicas. Segundo estudo, sua detecção incorreta está relacionada a um custo anual de 300 milhões de dólares na indústria leiteira dos EUA. (Senger, 1994). Dentre as falhas que po