Pular para o conteúdo principal

Veneno de aranha-armadeira pode curar impotência

scalete
Pesquisadores da Universidade Católica da Coreia testaram com sucesso uma substância do veneno da aranha-armadeira, produzida com células transgênicas de lagarta, para tratar disfunção erétil, em ratos impotentes.
Está difícil decidir o que é mais bizarro na frase anterior, então vamos começar pela aranha. A armadeira (Phoneutria sp.) é nativa do Brasil, enorme (até 17 cm) e extremamente agressiva, um terror bem familiar para cidades que lidam com infestações, em toda a região da Mata Atlântica. Os ratos eram “modelos de dano bilateral de esmagamento dos nervos cavernosos” – o que quer dizer que passaram por uma cirurgia para danificar suas… partes, os nervos que controlam a ereção. Para produzir a substância testada, a proteína PnTx2-6, os pesquisadores modificaram células de lagarta com DNA de aranha. Por fim, descobriram que, sob efeito da PnTx2-6, os músculos do corpo cavernoso dos ratos relaxavam, permitindo a entrada de sangue e (eureca!) a ereção.
Antes de sair virando as pedras no jardim atrás do Viagra do Povo, é bom saber que a armadeira do Brasil está no Livro Guinness dos Recordes como a aranha mais venenosa do mundo (toma essa, Austrália!). Apenas 6 μg (microgramas, um milionésimo de grama) de seu veneno é capaz de matar um rato – o veneno inteiro, no caso, não só a proteína interessante.
A pesquisa corena é a só a última em uma longa série, confirmando o resultado de um estudo similar feito no Brasil, em 2012. Venha do Brasil ou da Coreia, o novo tratamento ainda está longe de chegar à farmácia, se chegar – ainda precisam ser feitos testes em humanos. O potencial do veneno foi revelado no Brasil, em 2000, quando uma pesquisa sobre picadas mostrou que várias vítimas sofriam de priapismo – ereções que duram horas, são dolorosas, e não passam de jeito nenhum (não, nem com isso que você pensou).
Priapismo pode causar dano ao pênis e impotência permanente. Definitivamente, a armadeira é a aranha mais perigosa do mundo.

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porto Nacional, a Agroindústria Morro da Estrela foi auditada pelo SUSAF-TO

No dia 25/04, os médicos-veterinários da  Câmara Técnica  (CT), composta pela inspetora Etel Marques Siqueira  (ADAPEC) , o extensionista rural Pericleon Alves Rocha  (RURALTINS),  as servidoras Mônica Thais Schneider e Polyanna Pereira Lins Farias  (SEAGRO) auditaram  a agroindústria Morro da Estrela  que produz doce de leite. Foram feitas algumas recomendações técnicas com o objetivo de melhorar ainda mais a produção, buscando sempre a higiene e a qualidade do produto. Os agricultores familiares, Maurício e sua esposa são assistidos pelo RURALTINS, inclusive receberam um tanque de 1000 litros do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins que tem como missão "Contribuir de forma participativa para o desenvolvimento rural sustentado, centrado no fortalecimento da agricultura familiar, por meio de processos educativos que assegurem a construção do pleno exercício...

ADAPEC faz vistoria orientativa no Matadouro Municipal de Itacajá

Os Inspetores da ADAPEC visitaram, no dia 23/10/2024, o Matadouro Municipal de Itacajá e fizeram orientações no que tange à estrutura física, uso de equipamentos, procedimentos de abate e bem-estar animal. Os inspetores chamaram atenção do uso exclusivo da pistola de dardo cativo, não sendo permitido outra forma de insensibilização. No que tange a higienização, recomendou-se, urgentemente, o uso de esterilizadores de facas, barreira sanitária (limpador de botas e lavatório), aumento do pé -direito (altura), fechamento da área da seringa de abate, inserção de óculos em alguns ambientes, introdução de câmara fria, afastamento do curral de recepção, uso de raticidas, troca da pia interna e outros.

Presidente da ATM e vice-presidente da CNM participou do primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável em Palmas

O primeiro Fórum da Agropecuária Sustentável do Estado do Tocantins será realizado nos dias 22 e 23 de novembro no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas, das 8h às 18h. O evento contará com a presença de várias autoridades políticas, como o presidente da ATM, Jairo Soares Mariano, que também é vice-presidente da CNM, além de ser prefeito de uma das cidades que mais exportam no Tocantins, e que tem o melhor IDH do Território Nordeste do Tocantins e um dos melhores do estado, o município de Pedro Afonso. o deputado estadual eleito, Léo Barbosa, o vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, além de vários prefeitos, pesquisadores, extensionistas rurais, inspetores agropecuários, produtores rurais, vereadores, estudantes, pecuaristas, jornalistas dentre outros.  Teremos excelentes palestrantes e algumas mesas de discussão sobre diversos temas importantes como: Defensivos Agrícolas, ILPF, Reflorestamento, BEA, Código Florestal dentre outro...