Pular para o conteúdo principal

Ruraltins capacita técnicos em elaboração de projetos do Pronaf


O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) realiza, até sexta- feira, 13 de junho, em Gurupi, um curso sobre elaboração de projetos do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. 
De acordo com a gerente de Crédito Rural, Ana Luiza Rodrigues Lobo, o treinamento visa capacitar os extensionistas aprovados no último concurso público do quadro geral e que recentemente assumiram suas funções. 
Ainda segundo a gerente, 18 extensionistas, das regionais de Gurupi e Taguatinga, estão participando da capacitação. “Mais de 50 técnicos de todas as regionais já passaram pelo treinamento. O intuito é que eles possam prestar um atendimento de qualidade ao produtor rural”, acrescentou.
O curso faz parte de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio do Ruraltins, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os temas abordados são: Normas de Crédito Rural, Plano Safra, Normativas do Pronaf e emissão de DAP – Documento de aptidão ao Pronaf, que é uma espécie de identidade do agricultor.
Pronaf
Criado em 1995, o Pronaf, é um programa do Governo Federal e visa apoiar o desenvolvimento rural sustentável e garantir segurança alimentar, fortalecendo a agricultura familiar, por meio de financiamentos aos agricultores, bem como as suas associações e cooperativas.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, na safra 2014/2015 o crédito ofertado para a agricultura familiar é de R$ 24 bilhões. O maior volume da história.
Com linhas de financiamento adequadas à realidade de cada produtor, como o Pronaf Mulher, Pronaf Jovem, Pronaf Agroindústria, Pronaf Eco, Pronaf Floresta, Pronaf Agroecologia, dentre outras modalidades, o pequeno produtor poderá investir na aquisição de máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários.
No Tocantins, o agricultor pode obter mais informações sobre financiamentos e elaboração de projetos do Pronaf, nos escritórios do Ruraltins, presentes em 92 municípios tocantinenses. (Ascom/Ruraltins)

Postagens mais visitadas deste blog

ADAPEC faz vistoria orientativa no Matadouro Municipal de Itacajá

Os Inspetores da ADAPEC visitaram, no dia 23/10/2024, o Matadouro Municipal de Itacajá e fizeram orientações no que tange à estrutura física, uso de equipamentos, procedimentos de abate e bem-estar animal. Os inspetores chamaram atenção do uso exclusivo da pistola de dardo cativo, não sendo permitido outra forma de insensibilização. No que tange a higienização, recomendou-se, urgentemente, o uso de esterilizadores de facas, barreira sanitária (limpador de botas e lavatório), aumento do pé -direito (altura), fechamento da área da seringa de abate, inserção de óculos em alguns ambientes, introdução de câmara fria, afastamento do curral de recepção, uso de raticidas, troca da pia interna e outros.

França altera o código civil e reconhece os animais como seres sencientes

Parlamento Francês altera o Código Civil e passa a reconhecer os animais como seres sencientes Animais têm sentimentos. É o que reconhece o parlamento francês a partir desta quarta-feira (28) após um ano de intensos debates na Assembleia Nacional. Finalmente o parlamento votou a leitura final do projeto de lei sobre a modernização do código civil idealizado pela ONG  Fondation 30 Million Amis  que altera o status jurídico dos animais no país, atualizando a legislação penal vigente e reconhecendo os animais como seres sencientes (novo artigo 515-14) e não como propriedade pessoal como o antigo artigo (artigo 528). Desta forma, os animais não são mais definidos por valor de mercado ou de patrimônio, mas sim pelo seu valor intrínseco como sujeito de direito. Segundo a ONG idealizadora do projeto, esta virada histórica coloca um fim a mais de 200 anos de uma visão arcaica do Código Civil francês em relação aos animais. Finalmente os parlamentares levaram em conta o e...

Prefeitura e COMSEA irão promover a 5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional

Na reunião de hoje (13/08/2019) foi reestruturado o  Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional  (COMSEA) de Itacajá. A nova diretoria ficou da seguinte forma:  Presidente  - Pericleon Alves Rocha,  Vice-presidente -  Cleuma Correia da Costa,  1ª Secretária  - Maria Aparecida Lopes dos Santos e a  2ª Secretária -  Meirivanes Souza da Luz Costa. Os Conselheiros Titulares são Domingas Pereira Lima, Aurilene Campos Soares de Carvalho, Josinete Oliviera Cruz e Anery Alves da Silva além dos seus respectivos suplentes. Também foi discutida na mesma a articulação da  5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional (CPMSAN),  em consonância com a  Resolução nº 101  do CONSEA-TO, de 9 de julho de 2019 e com a deliberação da Plenária 1 43ª Reunião Ordinária  realizada em 07 de junho de 2019. Ficou como data sugerida o dia  11/09/2019,  no ...