Pular para o conteúdo principal

Políticas Públicas são discutidas no primeiro Simpósio em Pedro Afonso

Ocorreu nos dias, 27 e 28/03, o I Simpósio da Agricultura Familiar no Território Nordeste do Tocantins. O encontro foi organizado pela Prefeitura de Pedro Afonso, em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), reuniu mais de 200 pessoas, entre gestores municipais, pesquisadores e representantes de diversos órgãos, no auditório Executivo pedroafonsino. Em debate, propostas para impulsionar a agricultura familiar na região.

Na abertura do evento, o prefeito de Pedro Afonso Afonso e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, destacou a necessidade dos municípios fortalecerem o pequeno e micro produtor. “Temos em nossa região diversas cadeias produtivas que podem ser aprimoradas e nós, enquanto gestores e entidades públicas, temos a obrigação de fomentar esse desenvolvimento, através de políticas que promovam a agricultura familiar, pois elas refletem diretamente em nossos municípios”, enfatizou.

Para o diretor de Empreendedorismo Rural do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana, o simpósio é um espaço para poder público, produtores e iniciativa privada conhecer melhor as potencialidades da região. “É, por meio dessa junção, que podemos discutir os principais problemas, eleger as prioridades e trabalhar em conjunto para construir caminhos para o desenvolvimento”, frisou Adenieux. 

Ainda de com acordo Adenieux, com o encontro será possível alinhar ideias e ações em prol da melhoria das políticas de assistência da agricultura familiar. “Muitos dos insucessos das políticas de território é a falta de articulação e conhecimento. Com o Simpósio podemos fazer parcerias, além de conhecer a realidade da região, para que tenhamos programas de políticas públicas que efetivamente atenda às necessidades da agricultura familiar”, completou o diretor.

Professores doutores da UFT abordam temas

O professor Dr Alan Barbieiro, da UFT, destacou a importância da Agricultura Familiar para o desenvolvimento sustentável da região, através de uma política de desenvolvimento econômico. O professor Dr Eric Collicchio chamou atenção para as mudanças climáticas, o aumento dos GEE e aumento progressivo da temperatura no planeta. O professor Dr Edi Benini ressaltou a importância do cooperativismo e dos arranjos socioprodutivos para os agricultores familiares.

Região em destaque

Prefeito de Santa Maria do Tocantins, Itamar Barrachini afirmou que o debate é importante para desenvolver a agricultura familiar, e o simpósio possibilita um elo entre o pequeno produtor e as entidades da gestão pública, para falar sobre os problemas e avanços específicos desta região. 

Já o prefeito de Itacajá Cleoman Correia acredita que o simpósio é um espaço de diálogo bastante produtivo.  “Temos aqui muitas informações que podem ser utilizadas por nós gestores e também pelo homem do campo na melhoria das ações que buscam desenvolver a agricultura familiar”, destacou.

Programação

Com diversos temas voltados à agricultura familiar e as variadas cadeias produtivas da região o primeiro o encontro contou com palestras do Adenieux Rosa Santana, diretor do empreendedorismo do Ruraltins, censo da piscicultura e potencialidades, com o gerente de piscicultura Andrey Chama do Ruraltins, bovinocultura de leite, com Dr Leovegildo Matos da Embrapa/GO, Sementes Crioulas, com a Dra Terezinha Dias da Embrapa/DF, Arranjos Socioprodutivos, com Dr Edi Benini da UFT, Mudanças Climáticas, Dr Eric Collicchio, da Agroenergia da UFT, dentre outros excelentes palestrantes.

Território Nordeste do Tocantins

O Território Nordeste do Tocantins é composto pelos municípios de Itacajá, Pedro Afonso, Santa Maria, Bom Jesus, Goiatins, Palmeirante, Itapiratins, Campos Lindos, Filadélfia, Barra do Ouro, Babaçulândia, Recursolândia, Centenário e Wanderlândia. De acordo com o extensionista do Ruraltins, Peri Rocha, "este foi o terceiro evento no Território Nordeste, o primeiro foi o Fórum sobre Políticas Públicas, em Itacajá, o segundo o foi o Seminário sobre as Cadeias Produtivas, em Santa Maria, e agora com o Simpósio em Pedro Afonso discutimos todos esses temas, além de elencar os principais desafios, propor soluções e evidenciar as potencialidades da Agricultura Familiar para o Território e para todo o estado. Além de que, a vinda do Dr Leovegildo Matos nos trouxe dicas super importantes para a bovinocultura de leite no Território."

Adaptado da Ascom/Pedro Afonso

Postagens mais visitadas deste blog

A Câmara Setorial do Leite do Tocantins será reativada na sexta-feira (08/08)

Depois de mais de 4 anos desativada, a  Iª Reunião Ordinária da Câmara Setorial do Leite do Estado do Tocantins  será realizada  no dia 08 de agosto de 2025, às 09h, no modo híbrido, na sede da SEAGRO em Palmas (o link será enviado posteriormente ). A Câmara é um fórum de discussão e busca de soluções para os problemas e oportunidades do setor. A pauta de discussão será a seguinte:   Eleição da instituição Presidente e da secretaria executiva;  Posse dos conselheiros indicados;  Revisão do Planejamento Estratégico;  Proposições de ações para fortalecimento da cadeia produtiva;  Calendário de próximas reuniões.   No dia 24 de junho, os assuntos debatidos foram:    Reativação da Câmara Setorial do Leite, a qual foi acatada por todos, a data da  primeira Reunião Ordinária Anual será   no dia 01/08/2025 , na modalidade híbrida (que foi adiada para o dia 08/08); Reunião sobre o SUSAF, com o objetivo de rever a legislaç...

Em Porto Nacional, a Agroindústria Morro da Estrela foi auditada pelo SUSAF-TO

No dia 25/04, os médicos-veterinários da  Câmara Técnica  (CT), composta pela inspetora Etel Marques Siqueira  (ADAPEC) , o extensionista rural Pericleon Alves Rocha  (RURALTINS),  as servidoras Mônica Thais Schneider e Polyanna Pereira Lins Farias  (SEAGRO) auditaram  a agroindústria Morro da Estrela  que produz doce de leite. Foram feitas algumas recomendações técnicas com o objetivo de melhorar ainda mais a produção, buscando sempre a higiene e a qualidade do produto. Os agricultores familiares, Maurício e sua esposa são assistidos pelo RURALTINS, inclusive receberam um tanque de 1000 litros do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins que tem como missão "Contribuir de forma participativa para o desenvolvimento rural sustentado, centrado no fortalecimento da agricultura familiar, por meio de processos educativos que assegurem a construção do pleno exercício...

ADAPEC faz vistoria orientativa no Matadouro Municipal de Itacajá

Os Inspetores da ADAPEC visitaram, no dia 23/10/2024, o Matadouro Municipal de Itacajá e fizeram orientações no que tange à estrutura física, uso de equipamentos, procedimentos de abate e bem-estar animal. Os inspetores chamaram atenção do uso exclusivo da pistola de dardo cativo, não sendo permitido outra forma de insensibilização. No que tange a higienização, recomendou-se, urgentemente, o uso de esterilizadores de facas, barreira sanitária (limpador de botas e lavatório), aumento do pé -direito (altura), fechamento da área da seringa de abate, inserção de óculos em alguns ambientes, introdução de câmara fria, afastamento do curral de recepção, uso de raticidas, troca da pia interna e outros.