Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e COMSEA irão promover a 5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional








Na reunião de hoje (13/08/2019) foi reestruturado o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Itacajá. A nova diretoria ficou da seguinte forma: Presidente - Pericleon Alves Rocha, Vice-presidente - Cleuma Correia da Costa, 1ª Secretária - Maria Aparecida Lopes dos Santos e a 2ª Secretária - Meirivanes Souza da Luz Costa. Os Conselheiros Titulares são Domingas Pereira Lima, Aurilene Campos Soares de Carvalho, Josinete Oliviera Cruz e Anery Alves da Silva além dos seus respectivos suplentes. Também foi discutida na mesma a articulação da 5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional (CPMSAN), em consonância com a Resolução nº 101 do CONSEA-TO, de 9 de julho de 2019 e com a deliberação da Plenária 143ª Reunião Ordinária realizada em 07 de junho de 2019. Ficou como data sugerida o dia 11/09/2019, no salão paroquial de Itacajá, ambos serão confirmados pela Comissão Especial designada para esta Conferência. 

5ª CPMSAN terá como tema central a Pobreza, Fome e Insegurança Alimentar, "visto que tais condições desencadeiam vários problemas para a população tais como o desemprego e as complicações na saúde, principalmente daqueles com pouco ou nenhum acesso a direitos sociais básicos." Esse tema, de acordo com o CONSEA-TO, "pretende instigar os participantes a refletirem e apresentarem proposições para o avanço na garantia da soberania e da segurança alimentar e nutricional, e oportunizar a reflexão sobre os desafios da política de Segurança Alimentar e Nutricional para a realização do Direito humano à alimentação adequada e saudável." A Conferência deverá discutir amiúde os 3 eixos temáticos: 1. Direito Humano a Alimentação Adequada; 2. Controle Social e Sistema de Segurança Alimentar Nutricional e o 3. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar e Nutricional e os seus tópicos.

"O primeiro passo agora é unir todos os atores para o fortalecimento da Agricultura Familiar no município, convocando-os para a discussão e proposição de alternativas viáveis com apoio de todo o Poder Público seja ele Executivo, Legislativo e até mesmo o Judiciário, além dos órgãos que atuam no setor como a Secretaria de Agricultura, Secretaria da Ação Social, do RURALTINS, da Adapec e outros parceiros juntos com os produtores e a sociedade como um todo. Nós iremos estreitar os laços para que o Compra Direta e outros programas que beneficiem o produtor sejam fomentados e apoiados no município, promovendo o tão sonhado Desenvolvimento Sustentável que tanto procuramos", afirmou Pericleon A. Rocha, novo presidente do COMSEA e Extensionista Rural.

Postagens mais visitadas deste blog

A Câmara Setorial do Leite do Tocantins será reativada na sexta-feira (08/08)

Depois de mais de 4 anos desativada, a  Iª Reunião Ordinária da Câmara Setorial do Leite do Estado do Tocantins  será realizada  no dia 08 de agosto de 2025, às 09h, no modo híbrido, na sede da SEAGRO em Palmas (o link será enviado posteriormente ). A Câmara é um fórum de discussão e busca de soluções para os problemas e oportunidades do setor. A pauta de discussão será a seguinte:   Eleição da instituição Presidente e da secretaria executiva;  Posse dos conselheiros indicados;  Revisão do Planejamento Estratégico;  Proposições de ações para fortalecimento da cadeia produtiva;  Calendário de próximas reuniões.   No dia 24 de junho, os assuntos debatidos foram:    Reativação da Câmara Setorial do Leite, a qual foi acatada por todos, a data da  primeira Reunião Ordinária Anual será   no dia 01/08/2025 , na modalidade híbrida (que foi adiada para o dia 08/08); Reunião sobre o SUSAF, com o objetivo de rever a legislaç...

Em Porto Nacional, a Agroindústria Morro da Estrela foi auditada pelo SUSAF-TO

No dia 25/04, os médicos-veterinários da  Câmara Técnica  (CT), composta pela inspetora Etel Marques Siqueira  (ADAPEC) , o extensionista rural Pericleon Alves Rocha  (RURALTINS),  as servidoras Mônica Thais Schneider e Polyanna Pereira Lins Farias  (SEAGRO) auditaram  a agroindústria Morro da Estrela  que produz doce de leite. Foram feitas algumas recomendações técnicas com o objetivo de melhorar ainda mais a produção, buscando sempre a higiene e a qualidade do produto. Os agricultores familiares, Maurício e sua esposa são assistidos pelo RURALTINS, inclusive receberam um tanque de 1000 litros do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins que tem como missão "Contribuir de forma participativa para o desenvolvimento rural sustentado, centrado no fortalecimento da agricultura familiar, por meio de processos educativos que assegurem a construção do pleno exercício...

ADAPEC faz vistoria orientativa no Matadouro Municipal de Itacajá

Os Inspetores da ADAPEC visitaram, no dia 23/10/2024, o Matadouro Municipal de Itacajá e fizeram orientações no que tange à estrutura física, uso de equipamentos, procedimentos de abate e bem-estar animal. Os inspetores chamaram atenção do uso exclusivo da pistola de dardo cativo, não sendo permitido outra forma de insensibilização. No que tange a higienização, recomendou-se, urgentemente, o uso de esterilizadores de facas, barreira sanitária (limpador de botas e lavatório), aumento do pé -direito (altura), fechamento da área da seringa de abate, inserção de óculos em alguns ambientes, introdução de câmara fria, afastamento do curral de recepção, uso de raticidas, troca da pia interna e outros.