Pular para o conteúdo principal

Ruraltins capacita técnicos em elaboração de projetos do Pronaf


O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) realiza, até sexta- feira, 13 de junho, em Gurupi, um curso sobre elaboração de projetos do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. 
De acordo com a gerente de Crédito Rural, Ana Luiza Rodrigues Lobo, o treinamento visa capacitar os extensionistas aprovados no último concurso público do quadro geral e que recentemente assumiram suas funções. 
Ainda segundo a gerente, 18 extensionistas, das regionais de Gurupi e Taguatinga, estão participando da capacitação. “Mais de 50 técnicos de todas as regionais já passaram pelo treinamento. O intuito é que eles possam prestar um atendimento de qualidade ao produtor rural”, acrescentou.
O curso faz parte de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio do Ruraltins, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os temas abordados são: Normas de Crédito Rural, Plano Safra, Normativas do Pronaf e emissão de DAP – Documento de aptidão ao Pronaf, que é uma espécie de identidade do agricultor.
Pronaf
Criado em 1995, o Pronaf, é um programa do Governo Federal e visa apoiar o desenvolvimento rural sustentável e garantir segurança alimentar, fortalecendo a agricultura familiar, por meio de financiamentos aos agricultores, bem como as suas associações e cooperativas.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, na safra 2014/2015 o crédito ofertado para a agricultura familiar é de R$ 24 bilhões. O maior volume da história.
Com linhas de financiamento adequadas à realidade de cada produtor, como o Pronaf Mulher, Pronaf Jovem, Pronaf Agroindústria, Pronaf Eco, Pronaf Floresta, Pronaf Agroecologia, dentre outras modalidades, o pequeno produtor poderá investir na aquisição de máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários.
No Tocantins, o agricultor pode obter mais informações sobre financiamentos e elaboração de projetos do Pronaf, nos escritórios do Ruraltins, presentes em 92 municípios tocantinenses. (Ascom/Ruraltins)

Postagens mais visitadas deste blog

A Câmara Setorial do Leite do Tocantins será reativada na sexta-feira (08/08)

Depois de mais de 4 anos desativada, a  Iª Reunião Ordinária da Câmara Setorial do Leite do Estado do Tocantins  será realizada  no dia 08 de agosto de 2025, às 09h, no modo híbrido, na sede da SEAGRO em Palmas (o link será enviado posteriormente ). A Câmara é um fórum de discussão e busca de soluções para os problemas e oportunidades do setor. A pauta de discussão será a seguinte:   Eleição da instituição Presidente e da secretaria executiva;  Posse dos conselheiros indicados;  Revisão do Planejamento Estratégico;  Proposições de ações para fortalecimento da cadeia produtiva;  Calendário de próximas reuniões.   No dia 24 de junho, os assuntos debatidos foram:    Reativação da Câmara Setorial do Leite, a qual foi acatada por todos, a data da  primeira Reunião Ordinária Anual será   no dia 01/08/2025 , na modalidade híbrida (que foi adiada para o dia 08/08); Reunião sobre o SUSAF, com o objetivo de rever a legislaç...

Em Porto Nacional, a Agroindústria Morro da Estrela foi auditada pelo SUSAF-TO

No dia 25/04, os médicos-veterinários da  Câmara Técnica  (CT), composta pela inspetora Etel Marques Siqueira  (ADAPEC) , o extensionista rural Pericleon Alves Rocha  (RURALTINS),  as servidoras Mônica Thais Schneider e Polyanna Pereira Lins Farias  (SEAGRO) auditaram  a agroindústria Morro da Estrela  que produz doce de leite. Foram feitas algumas recomendações técnicas com o objetivo de melhorar ainda mais a produção, buscando sempre a higiene e a qualidade do produto. Os agricultores familiares, Maurício e sua esposa são assistidos pelo RURALTINS, inclusive receberam um tanque de 1000 litros do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins que tem como missão "Contribuir de forma participativa para o desenvolvimento rural sustentado, centrado no fortalecimento da agricultura familiar, por meio de processos educativos que assegurem a construção do pleno exercício...

ADAPEC faz vistoria orientativa no Matadouro Municipal de Itacajá

Os Inspetores da ADAPEC visitaram, no dia 23/10/2024, o Matadouro Municipal de Itacajá e fizeram orientações no que tange à estrutura física, uso de equipamentos, procedimentos de abate e bem-estar animal. Os inspetores chamaram atenção do uso exclusivo da pistola de dardo cativo, não sendo permitido outra forma de insensibilização. No que tange a higienização, recomendou-se, urgentemente, o uso de esterilizadores de facas, barreira sanitária (limpador de botas e lavatório), aumento do pé -direito (altura), fechamento da área da seringa de abate, inserção de óculos em alguns ambientes, introdução de câmara fria, afastamento do curral de recepção, uso de raticidas, troca da pia interna e outros.